Projeto Nossa Via encerra passagem por Minas Gerais em Divinópolis

Thursday, June 13, 2019


Após passar por Passos, Itaú de Minas e Itaúna, o projeto Nossa Via, ação promovida pela AB Nascentes das Gerais por meio do PGS – Plano de Gestão Social, encerra sua passagem por Minas Gerais na cidade de Divinópolis. As atividades acontecem entre os dias 16 e 19 de junho. 

No domingo (16/06), ocorrem as apresentações públicas gratuitas do teatro de bonecos realizadas pela premiada Cia Animalenda, na Praça do Santuário, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. A população que participar dos eventos receberá exemplares do livro da Turma do Pererê. Já nos dias 17, 18 e 19 de junho, o Nossa Via percorrerá dez escolas da rede municipal de ensino da cidade, onde alunos e professores receberão, gratuitamente, livros da Turma do Pererê.

O objetivo do Nossa Via é a produção e distribuição de dois livros educativos ilustrados pelo cartunista Ziraldo. O primeiro livro, denominado "Oh! Que aventura!!”, baseado na obra “A Turma do Pererê", é destinado às crianças e traz histórias com personagens fictícios do folclore brasileiro, que envolvem temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania. O segundo, "Livro do Professor", é voltado para professores e serve como "guia" para que seja possível criar uma interação dinâmica entre aluno e professor em sala de aula, facilitando o aprendizado, além de orientar sobre a realização de atividades participativas, como leituras, brincadeiras e exercícios. 

Na primeira edição do Projeto, que aconteceu em 2016 e 2017, foram impactados 80 mil estudantes e quatro mil professores em 256 escolas atendidas. Agora, além da distribuição de 53 mil livros da Turma do Pererê para alunos e professores das redes públicas de ensino, em 12 cidades de São Paulo e Minas Gerais, o Nossa Via promoverá apresentações de teatro de bonecos que serão realizadas pela premiada Cia Animalenda. No total, serão 120 apresentações teatrais sobre a temática do livro nas escolas e em praças públicas. A população que participar dos eventos públicos também receberá exemplares do livro da Turma do Pererê. O projeto já percorreu as cidades paulistas de Matão, Taquaritinga, Catanduva, Bebedouro, Boituva, Cerquilho, Rio Claro e Tietê e as mineiras Passos, Itaú de Minas e Itaúna.

O Projeto Nossa Via com a Turma do Pererê é realizado pela IDEM Cultural e patrocinado pela AB Concessões, por meio das Leis de Incentivo Fiscal.