Cuidados na hora de voltar para a casa no fim das férias

Friday, July 29, 2016


O último final de semana de julho marca também o retorno de famílias que aproveitaram as férias escolares para descansar. Nessa hora, é importante tomar cuidado ao pegar a rodovia. Um item obrigatório é a utilização da cadeirinha para crianças até dez anos de idade. De acordo com o Código Nacional de Trânsito (CTB), não utilizar o dispositivo é infração gravíssima, que gera multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O gerente de operações da AB Nascentes das Gerais, Marcelo Aguiar, reforça a importância de todos utilizarem a cadeirinha ou bebê conforto. “Além de cumprir o que determina a lei, o transporte de crianças no bebê conforto e na cadeirinha é essencial para um transporte seguro”, diz Aguiar. Segundo ele, o Sistema MG-050/BR-265/BR-491 não deve registrar aumento significativo no tráfego no próximo final de semana, contudo, várias famílias devem utilizar a principal ligação do Centro-Oeste e do Sudoeste do Estado.

A importância do uso da cadeirinha é verificada em um estudo desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Desde a entrada em vigor da lei, o órgão anotou uma diminuição de 23% no total de mortes de crianças de até 10 anos transportadas em veículos.

Outro item que deve ser observado pelos motoristas é a utilização do farol baixo na rodovia. Desde o dia 8 de julho, é obrigatório o seu uso, inclusive durante o dia. Descumprir a lei é uma infração média, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13.