Ações Ambientais

O maior exemplo do engajamento do Grupo AB Concessões em questões que envolvem meio ambiente é, sem dúvida, o recebimento do merecido “Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014” na categoria Gestão Socioambiental Responsável, com méritos de utilização do “Selo Verde”. Considerado o maior certificado socioambiental do Brasil, o Selo Verde premia as empresas que, com boas práticas sociais e ambientais, promovem a melhoria da qualidade de vida, e a AB Concessões o conquistou pelas suas ações sociais internas e externas, questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade e educação ambiental, entre outras ações que são realizadas pelas unidades do Grupo.

Com a finalidade de incentivar a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento das áreas verdes e o consumo adequado de água e o descarte de materiais recicláveis, as concessionárias da AB Concessões realizam algumas atividades especificas ao longo do ano que envolveram usuários, colaboradores e comunidade.


Plantio

Desde o início da concessão, a AB Nascentes das Gerais vem cumprindo seu dever ambiental com os plantios compensatórios em áreas especiais que necessitam de preservação devido às necessidades geradas pelas obras. Ações de plantio de mudas nativas foram realizadas para a recuperação de áreas selecionadas no Projeto SOS São Francisco, em 2013, no município de Bambuí/MG, onde foram recuperados aproximadamente 13 hectares. Este plantio faz parte do projeto preservação da mata ciliar do Rio São Francisco, que é uma área de preservação permanente – APP, criado pelo Ministério Público e apoiado pela Concessionária.


Plano de Gestão Ambiental (PGA)

O Plano de Gestão Ambiental (PGA) da AB Nascentes das Gerais tem como objetivo a preservação do meio ambiente durante as obras e operação da rodovia através da implementação de programas que inclui o plantio compensatório como medida de ajuste ambiental. Atualmente estamos realizando o monitoramento ambiental das obras e serviços, que tem garantido o controle e proteção ambiental dos sítios das obras, atenuação dos impactos à qualidade do ar, relocação da população da faixa de domínio, etc.

O PGA também trabalha a educação ambiental por meio de palestras e distribuição de folhetos explicativos direcionados aos funcionários da Nascentes das Gerais, empreiteiros e comunidade. Além disso, está em andamento a recuperação de áreas degradadas e revitalização de pontos estratégicos ao longo do trecho.